Nordeste
Zés Vaqueiros: mercado aquecido do piseiro tem dois cantores de sucesso com mesmo nome
Ambos dizem que não sabiam da existência do outro ao escolher o nome, se conheceram e até beberam juntos

Publicado em 01/12/2020 16:29

À esquerda, José Jacson de Siqueira dos Santos Junior, o Zé Vaqueiro. À direita, Wesley dos Santos Vieira, o Zé Vaqueiro Estilizado — Foto: Divulgação


Do G1 - José Jacson fazia pequenos shows no interior de Pernambuco quando entrou na onda da pisadinha com o nome artístico Zé Vaqueiro. Ele despontou ao compor um hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Vem me amar", seguido de versões na própria voz, como "Letícia".

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Wesley também fazia pequenos shows no interior de Pernambuco quando entrou na onda da pisadinha com o nome artístico Zé Vaqueiro. Ele despontou ao compor outro hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Investe em mim", seguido de versões na própria voz, como "Libera ela".

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ambos dizem que não sabiam da existência do outro ao escolher o nome, se conheceram e até beberam juntos. Wesley pôs o complemento "Estilizado" no nome para diferenciar. Eles trocam elogios, mas disputam o registro do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O sucesso rápido dos dois Zés Vaqueiros mostra como o piseiro está aquecido: o forró feito no teclado, também chamado de pisadinha, se espalha pelo Brasil. O estilo exalta festas no chão de terra e outros temas do interior - universo em que o nome Zé Vaqueiro se encaixa bem.

Os dois passaram rapidamente de vídeos caseiros com pouca repercussão a clipes vistos milhões de vezes no YouTube. Até o início de 2020, estavam em patamar semelhante de sucesso. Era difícil até comparar: no Spotify, o perfil Zé Vaqueiro misturava músicas dos dois cantores.

Mas nos últimos meses José Jacson disparou: emplacou "Letícia", que chegou ao 2º lugar no ranking nacional de músicas mais ouvidas do YouTube, e assinou contrato com a Vybbe, nova produtora do poderoso Xand Avião.

Wesley tem menos sucesso e até teme perder o direito ao nome. Na internet, os primeiros registros musicais usando o nome encontrados pelo G1 são de José Jacson. Wesley foi o primeiro a tentar fazer o registro no INPI, mas até agora não recebeu decisões favoráveis do instituto.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quem é José Jacson, o Zé Vaqueiro de 'Letícia'?

 

José Jacson, o Zé Vaqueiro que canta o hit 'Letícia', compôs 'Vem me amar', hit na voz Jonas Estilizado, e assinou com o novo escritório de Xand Avião — Foto: Divulgação

José Jacson, o Zé Vaqueiro que canta o hit 'Letícia', compôs 'Vem me amar', hit na voz Jonas Estilizado, e assinou com o novo escritório de Xand Avião — Foto: Divulgação

José Jacson de Siqueira dos Santos Júnior tem 21 anos e nasceu em Ouricuri, no sertão pernambucano. A mãe, Nara, era cantora de forró. "Desde pequeno, na barriga mesmo eu já vinha nesse ramo da música", ele conta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Trabalhou vendendo sorvete, na barraca de lanche da avó, e em um lava-jato, enquanto cantava em pequenas festas e tentava engatar a carreira. Aos 18 anos, se animou com o sucesso do piseiro e gravou o primeiro álbum caseiro como Zé Vaqueiro. Além de cantar, queria escrever.

Quem é Wesley, o Zé Vaqueiro Estilizado, de 'Investe em mim'?

 
Wesley dos Santos Vieira, o Zé Vaqueiro Estilizado, compositor de 'Investe em mim', que gravou em parceria com Jonas Estilizado — Foto: Divulgação

Wesley dos Santos Vieira, o Zé Vaqueiro Estilizado, compositor de 'Investe em mim', que gravou em parceria com Jonas Estilizado — Foto: Divulgação

Wesley dos Santos Vieira tem 22 anos e nasceu em Lagoa Grande, no sertão pernambucano - a 125 km de Ouricuri e 655 km de Recife.

Desde os 15, ele escreve músicas e canta, mas começou no forró misturado com arrocha, sempre com canções de amor. "Sou muito fã do estilo romântico", conta. Ele passou por várias bandas pequenas e shows em barzinhos, ainda com o nome artístico Wesley Santos.

Ele entrou mais cedo no mercado da composição. Escreveu dois sucessos na voz do ídolo sergipano Unha Pintada. O maior foi "Dono da bodega", em 2018. Depois veio "Amor forçado", em 2019.

Ele já tinha mais de moral no mercado quando passou pelo mesmo dilema do outro Zé Vaqueiro: viu uma música sua, "Investe em mim", crescer e ser cobiçada por Jonas Esticado. Em vez de só vender o direito de gravação, ele pelo menos conseguiu um acordo: gravar em parceria.

Mas, ao contrário do outro Zé Vaqueiro, o Estilizado não viu a sorte virar após ser gravado por Jonas Esticado. Ele até reclamou do fato de ter gravado o dueto, mas Jonas ter divulgado nas rádios outra gravação, sozinho.

Leia reportagem completa direto do G1


COMPARTILHAR NO WHATSAPP