Brasil
[VÍDEO] Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia, com 8 metros e 200 quilos
A nova espécie foi batizada com o nome latino Eunectes akayima, a “anaconda verde do norte”

Publicado em 21/02/2024 16:25

Foto/Reprodução


Na região norte da América do Sul, na Amazônia, cientistas anunciaram a descoberta da maior cobra já registrada: uma nova espécie de sucuri, medindo quase oito metros de comprimento e pesando cerca de 200 quilos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esta nova variante da sucuri-verde, também conhecida como anaconda verde, foi revelada pelo apresentador de TV Professor Freek Vonk, durante uma nova série documental sobre a vida selvagem, na qual ele estava acompanhado por um grupo de especialistas. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Descrita como tão grossa quanto um pneu de carro e com uma cabeça do tamanho de um ser humano, esta cobra impressionante deixou os pesquisadores maravilhados com sua imponência. 

Ela é como um monstro, parece um ser mitológico", afirmou o professor, que também é cientista. Até ao momento, apenas uma espécie de sucuri-verde havia sido reconhecida na Amazônia, e seu tamanho chegava a, no máximo, sete metros de comprimento. Vonk fez um post revelando a novidade em seu perfil no Instagram, na segunda-feira (19). A espécie foi apresentada em um estudo publicado na sexta-feira (16) na revista científica Diversity.

"Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda verde -como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes- corresponde, na verdade, a duas espécies diferentes", disse Freek Vonk, apresentador e cientista.

Segundo o professor, renomado por seus programas de TV sobre vida selvagem, as anacondas-verdes que habitam regiões ao norte de sua distribuição na América do Sul parecem pertencer a uma espécie totalmente distinta. Isso significa que a população de anacondas-verdes no norte da bacia do Orinoco (Equador, Colômbia, Venezuela, Trinidad, Guiana, Suriname) constitui uma espécie separada, claramente diferente daquelas encontradas ao sul (Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil). Somente na Guiana Francesa parece haver coexistência entre as duas espécies. No entanto, a localização específica da cobra gigante mencionada no estudo não foi detalhada.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 


COMPARTILHAR NO WHATSAPP