Atencão
Quais são os alimentos que você NUNCA deve congelar?
Congelar alguns alimentos pode alterar sua qualidade nutricional

Publicado em 10/04/2024 07:16

Foto/Reprodução


Do Informe Brasil - Frutas e vegetais crus, ovos crus com casca, peixes, laticínios, maionese, molhos ou batatas são alimentos que não devem ser congelados. Sua qualidade nutricional é alterada por esse processo, comprometendo os nutrientes. Portanto, o melhor é consumi-los frescos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao congelar alimentos, você também imobiliza qualquer bactéria que ele possa conter. Ao contrário da crença popular, estas não morrem quando congeladas; elas permanecem inativas e são reativadas após o descongelamento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais são os alimentos que você nunca deve congelar?

Muitos alimentos perdem seus benefícios quando congelados. Porém, existe uma regra básica na hora de congelar: não congele novamente o que já foi congelado uma vez, pois isso coloca em risco a sua saúde, além do sabor, da textura ou das propriedades.

Por exemplo, se você tiver sobras de uma refeição, não as congele novamente. O alimento já foi exposto ao ataque bacteriano e o recongelamento o tornaria inativo.

Alguns alimentos, embora não sejam perigosos, perdem estrutura, vitaminas e outros componentes quando congelados. Além disso, o sabor e a textura são alterados, por isso é melhor consumi-los frescos. Aqui está uma lista de alimentos que nunca devem ser congelados:

Peixe: Congele apenas se estiver suficientemente fresco. Use um recipiente hermético para evitar a ingestão de bactérias e parasitas. Limpe o peixe cuidadosamente antes de congelá-lo. Após uma limpeza cuidadosa, o prazo de validade do peixe no congelador depende do teor de gordura das diferentes espécies. Regra geral, peixes magros como o linguado ou o bacalhau podem ser armazenados durante mais de 6 meses no congelador, enquanto os peixes gordos como o atum, o salmão ou a cavala devem ser consumidos no prazo de 3 meses após a congelação.

Frutas e vegetais crus: Solidificam quando congelados, destruindo sua estrutura. Ferva ou escalde antes de congelar.

Ovos cozidos ou descascados: Nunca os congele com casca. Bata ou separe a clara da gema antes de congelar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Produtos lácteos (leite, natas, queijo): A sua consistência é bastante alterada pela congelação.

Maionese e outros molhos à base de ovo: Não devem ser congelados. Alimentos gordurosos congelados podem perder sabor, cheiro e consistência.

Batatas: O congelamento faz com que o amido desapareça, resultando na perda de sabor e textura.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dicas para um congelamento adequado:

  • Utilize recipientes adequados, rígidos, sem fissuras ou rachaduras, com selos herméticos para evitar a entrada de água ou ar.
  • Congele em porções menores para evitar recongelar o que já foi retirado do freezer.
  • Lembre-se que recongelar alimentos já congelados compromete seriamente a saúde. Utilize sempre recipientes apropriados para evitar a entrada de ar ou água.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP