Saiba
Por que cada vez mais casais estão dormindo separados? Motivos chamam atenção

Publicado em 19/02/2024 00:23

Foto/Reprodução


Da BBC via G1 - "O divórcio do sono geralmente é algo que, inicialmente, é feito temporariamente. Mas depois os casais percebem que na verdade dormem melhor quando estão sozinhos", diz Stephanie Collier, psiquiatra do Hospital McLean, nos Estados Unidos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Normalmente os motivos têm a ver com a saúde... ocorrem porque a pessoa ronca, tem as pernas inquietas, é sonâmbula ou vai muito ao banheiro por motivos médicos. Então eles se mexem, rolam e isso incomoda o parceiro", disse ela à BBC.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"É uma tendência que definitivamente está se tornando mais popular", diz ela.

Um fenômeno crescente entre os 'millennials'

No final do ano passado, a atriz americana Cameron Díaz disse ao podcast Lipstick on the Rim que ela e o marido não dormiam mais no mesmo quarto.

"E acho que precisamos normalizar quartos separados", disse ela.

De acordo com um estudo de 2023 da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), mais de um terço dos entrevistados nos Estados Unidos disseram dormir ocasionalmente ou regularmente em quartos separados de seus parceiroscom o objetivo de melhorar a qualidade do sono.

A pesquisa revela que a tendência se acentua entre os “millennials” (geração que tem atualmente entre 28 e 42 anos, aproximadamente), onde cerca de metade (43%) respondeu que dorme separado do parceiro.

Entre as demais faixas etárias, os millennials são seguidos pela Geração X (nascida entre 1965 e 1980), com 33%; depois a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), com 28%; e por fim os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), com 22%.

“Embora não se saiba exatamente por que as gerações mais jovens têm maior probabilidade de fazê-lo, existem algumas hipóteses. Uma delas é que há menos estigma em torno da ideia de dormir separadamente. É uma mudança cultural. Eles pensam: 'Se eu dormir melhor, me sinto melhor. Então, por que não?’”, diz Collier.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais são as vantagens?

 

Os especialistas concordam que existem diversas vantagens para os casais que decidem dormir em quartos separados.

"A principal é que podem ter um sono regular e profundo. E dormir bem é essencial para o bem-estar geral", diz Collier.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Se uma pessoa não consegue pegar no sono, isso afeta tudo, desde a sua imunidade até ao seu funcionamento corporal. Além disso, você fica com raiva mais rápido e é menos paciente. Você pode até desenvolver algum tipo de depressão", acrescenta.

O psiquiatra acredita que o "divórcio do sono" também pode ajudar a manter um relacionamento mais saudável.

"Sabemos que os casais, quando não estão bem descansados, podem discutir mais, ficar mais irritados e perder a empatia", afirma.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP