Curioso
O mistério por trás do lago cor de rosa que chama atenção do mundo
A cor inacreditavelmente rosa, pode ser causada por dois motivos já encontrados: algas e bactérias.

Publicado em 14/03/2022 07:47

Foto/Reprodução


Não se pode negar que apesar de tanta coisa esquisita, há também, muita coisa de maravilhar os olhos nesse planeta Terra que chamamos de casa. Uma delas, são os lagos cor de rosa que existem espalhados mundo a fora. No entanto, além de atrair turista e fotógrafos por tamanha beleza, ele também atrai pesquisadores que tentam explicar a causa desse fenômeno natural.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por conta desses pesquisadores, duas possíveis explicações foram encontradas nesse processo de busca, então, contiue lendo o post para sabe mais!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O fenômeno natural dos lagos cor de rosa

Apesar de parecer mentira e de acharmos que essas fotos são uma tremenda mentira cibernética possibilitada pelos softwares de edição de imagem, os lagos cor de rosa são mesmo reais. E ninguém esteve por lá tingindo quimicamente a água. A cor inacreditavelmente rosa, pode ser causada por dois motivos já encontrados: algas e bactérias.

Alga Dunaliella Salina

Essa, Dunaliella Salina, é uma alga existente em lugares onde há alto nível de sal. Ela se mantém viva absorvendo a luz solar e gerando mais energia através disso. Nesse processo, devido ao seu pigmentos inconfundível e vermelho, a água se torna rosa.

Halobacterias

A segunda explicação possível para o fenômeno natural dos lagos cor de rosa, desviam do sentido das algas para outro micro-organismo chamado Halobateria. São micróbios que se hospegam em ambientes salgados e, enquanto crescem formando uma estrutura parecida com flores, tingem a água ao redor também por conta do seu pigmento.

Lago Hillier

Apesar dessas duas explicações , o Lago Hillier, o primeiro lago cor de rosa já encontrado, ainda não possui um motivo plausível para a sua cor. Ele está localizado no arquipélago Recherche, Middle Island na Australia e foi visto pela primeira vez em 1802. Recebeu esse nome em homenagem à um integrante da tripulação de exploradores que acabou falecendo devido à uma desinteria.

É possível nadar em um lago cor de rosa?

Quem vê um lago incrivelmente cor de rosa, com certeza pensa em banhar-se naquelas águas. Porém, esses lagos são altamente prejudiciais à pele por conta da alta concentração de sal presente. Para proteger a pele do sal e suas substâncias nocivas, é recomendado utilizar manteiga de Karité em todo o corpo antes de se aventurar. Essa também é a técnica utilizada por nativos que extraem o sal dos lagos como fonte de renda.

Você acredita nessas explicações já encontradas? Conte para nós! E fique com imagens espetaculares desses lagos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fonte: azeheb.com.br


COMPARTILHAR NO WHATSAPP