
Foto/Reprodução
A atriz Ana Beatriz Nogueira anunciou esta semana que descobriu um câncer de pulmão. No ar como Elenice em "Um Lugar ao Sol" (TV Globo), a atriz deverá se submeter a uma cirurgia para retirada do tumor neste mês de março.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ana contou que descobriu o tumor em estágio inicial, durante um exame de tomografia após ter gripe.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com o Instituo Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre brasileiros e é o primeiro em todo o mundo desde 1985.
O tabagismo e a exposição passiva ao cigarro são os fatores mais importantes para o desenvolvimento desse tipo de câncer, sendo que cerca de 85% dos casos diagnosticados estão relacionados ao consumo de derivados de tabaco.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Outros fatores são exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, idade avançada, exposição ocupacional a produtos químicos, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão.
Os principais sintomas do câncer de pulmão incluem tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, fadiga e infecções pulmonares recorrentes.
O diagnóstico é feito a partir de exames de imagem (raio-x e tomografia), além de exames complementares, como a broncoscopia e, eventualmente, biópsia.
Como todos os cânceres, a descoberta do tumor em estágio inicial é fundamental para aumentar as chances de cura. Já o tratamento é decidido de acordo com a localização e o estágio da doença, podendo ser realizada cirurgia, seguida ou não quimioterapia e/ou radioterapia, ou terapia-alvo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -