Saiba
Por que você engorda facilmente enquanto os outros comem mais e não ganham peso

Publicado em 25/08/2019 16:42

Foto/Reprodução


Enquanto algumas mulheres precisam fazer dietas restritivas para se manter no peso ideal, outras podem comer o que quiser e continuam magras. Naturalmente, quem faz parte do primeiro grupo tende a ficar inconformada e não entende como pode alguém ser "magro de ruim". Mas há uma explicação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Diferenças no metabolismo

A verdade é que existem pessoas com metabolismo mais acelerado do que as outras - ou seja, o organismo delas gasta mais energia em repouso. A explicação pode ser genética, mas há outros fatores envolvidos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a especialista em nutrição Katherine Brooking, o metabolismo é afetado pela idade, pelo gênero (homens queimam mais calorias em repouso que mulheres) e pela proporção de massa magra no corpo, além da herança genética.

Existem, no entanto, algumas maneiras de acelerar o metabolismo: praticar exercícios regularmente, comer a cada três horas, apostar em alimentos ricos em fibras (que exigem mais energia para serem digeridas pelo corpo) e ingerir bastante água.

Equilíbrio de energia

Além da energia gasta em repouso, há outros três componentes que ajudam a explicar por que há pessoas com mais facilidade para engordar: a energia que o corpo consome para manter a temperatura, a energia gasta em movimento e, claro, a energia absorvida através dos alimentos.

Também conhecida como termogênese, a energia que o corpo usa para regular a temperatura do organismo está fora do nosso controle, embora existam alimentos que estimulem este processo, como o gengibre e a pimenta. Já a energia gasta em movimento depende do nível de sedentarismo de cada um.

A energia absorvida, por sua vez, pode ser controlada pela dieta. Como explicou o médico Drauzio Varella no Youtube, a quantidade de calorias ingeridas não pode ser maior do que a soma de toda a energia que o corpo queima ao longo do dia - seja em repouso ou através dos exercícios físicos.

Do VIX

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP