Descubra
Esses são os 7 alimentos que você nunca deve lavar e o porquê

Publicado em 24/09/2020 10:34

Foto/Reprodução


Do Informe Brasil - 80% dos casos de intoxicação registrados anualmente respondem ao fato de terem lavado os seguintes alimentos antes da ingestão. Isso ocorre devido à contaminação cruzada, onde ocorre a disseminação de bactérias perigosas para o organismo, e a lavagem desses alimentos afeta suas propriedades, tornando-os inúteis na cozinha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com o tempo, desenvolveu-se um certo misticismo em torno do qual os produtos não devem ser lavados; por esse motivo, consultamos alguns especialistas para esclarecer quais alimentos não devem passar sob água corrente para evitar maiores males.

Leia Também:  Especialista ensina truque simples para acabar com a dor de cabeça em 10 segundos

Alimentos que você não deve lavar

1 – Carnes brancas e vermelhas: o sangue das carnes é carregado com um coquetel de bactérias que, quando expostas à água, aumentam sua propagação. No caso dos frangos, lavá-los aumenta a presença da bactéria campylobacter, considerada a principal causa de gastroenterite no mundo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

2 – Peixe: Assim como a carne, a água apenas espalha bactérias por todo o peixe. É possível usar um pouco de água para remover as escamas, mas lavar o peixe pode danificar sua carne e contaminá-la.

3 – Frutos secos e descascados: Lavar os frutos antes de remover a pele é apropriado, mas depois é contraproducente. Com frutas secas, não é conveniente lavá-las, porque elas hidratam e perdem suas propriedades “secas” para o corpo.

Leia Também:  Saiba quando uma pinta pode ser sintoma de câncer de pele

4 – Ovos: As bactérias nidificam na casca dos ovos, incluindo salmonela. Lavá-los apenas remove a cutícula natural que protege o conteúdo interno, causando a contaminação dos alimentos e colocando em risco a nossa saúde.

5 – Batatas: lavar as batatas remove grande parte do amido, isso pode ser uma desvantagem ao fazer receitas que exigem espessamento. Mas, no caso das batatas fritas, é conveniente lavá-las antes de fritá-las, pois isso as ajuda a se soltar.

6 – Fungos e cogumelos: algumas variedades, como os cogumelos, quando lavados, podem ficar verdes, mofar e parecer ruins quando você os cozinha, porque são como esponjas e absorvem água.

7 – Alimentos Congelados: Alguns optam por mergulhar os alimentos congelados em água quente para acelerar o degelo, mas isso pode fazer com que as bactérias floresçam, é correto fazê-lo com água fria.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP