Saiba
Como será e onde ver a última chuva de meteoros de 2019 nesta sexta

Publicado em 13/12/2019 12:16

Foto/Reprodução


Eles entram velozes e furiosos na atmosfera da Terra, rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para nós como uma belíssima chuva de estrelas cadentes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Você não precisa de um telescópio nem de um binóculo para ver uma chuva de meteoros – e um destes eventos, as Geminídeas, acontece nesta semana e pode ser visto de qualquer lugar do planeta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Geminídeas acontece uma vez por ano na Terra, pelo meio de dezembro. Isso porque é neste mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Faetonte, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Entenda alguns fatos interessantes sobre esta chuva e veja como assistir a esse espetáculo do universo neste ano.

Como eu posso assistir as Geminídeas?

A chuva de meteoros já começou, na verdade, mas terá seu pico por volta das 23h (em Brasília) na noite de sexta-feira (13). Será nesse momento em que o chamado radiante, o ponto de onde os meteoros parecem estar vindo, estará bem alto no céu para quem mora na região Sudeste do Brasil.

Se você mora mais ao norte, o pico do fenômeno será mais cedo. Se você mora mais ao sul, o pico será mais tarde.

Para assisti-lo, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade – e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. Deite, olhando para o céu, e dê aos seus olhos vários minutos para se acostumarem com a escuridão.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Infelizmente, a Lua cheia vai bloquear parte da luz da maioria dos meteoros das Geminídeas neste ano. Mas, dependendo das condições meteorológicas e do quão livre de poluição luminosa for o local em que você estiver, pode ser possível ver até 20 estrelas cadentes por hora.

Leia mais direto do G1


COMPARTILHAR NO WHATSAPP