Saiba
A partir dessa quantidade por dia, o banho passa a ser prejudicial a nossa saúde

Publicado em 25/02/2020 13:42

Foto/Reprodução


Do Tua Saude - Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O excesso de água quente e sabão retiram essa barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos, evitando as micoses, eczemas e até alergias. Mesmo nos dias mais quentes de verão, deve-se tomar apenas um banho completo por dia com sabonete, de preferência, líquido. Assim, um banho saudável deve ter as seguintes características:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tomar mais de 2 banhos por dia é prejudicial à saúde

Como refrescar o corpo sem precisar tomar banho

Para se refrescar experimente usar um vaporizador com água fresca, usar roupas leves durante o dia e manter-se hidratado tomando 2 litros de água, suco ou chá por dia. Se os líquidos estiverem gelados e não tiverem açúcar serão mais eficazes.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.

Tomar mais de 2 banhos por dia é prejudicial à saúde

Se estiver muito calor e a pessoa transpirar muito, pode-se tomar mais banhos por dia, mas é aconselhado não usar sabonete em todos os banhos. Alguns podem somente com água limpa, numa temperatura fresca. Se houver necessidade, devido ao mau cheiro pode-se lavar com sabão ou sabonete as axilas, pés e áreas íntimas em cada banho.

Outros cuidados importantes com o banho

A buchinha e a esponja de banho são desaconselhada por dermatologistas porque podem promover o desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde. Basta passar o sabonete ou gel de banho no corpo para que a pele fique devidamente limpa.

As toalhas devem ser sempre estendidas para secar após cada banho, para não favorecer a proliferação de fungos ou outros micro-organismos, e devem ser trocadas e lavadas 1 vez por semana.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP