Lamentável
Desastre Ambiental: Uma das mais belas praias do Nordeste é tomada por manchas de óleo
Arrecifes também foram atingidos e recuperação da área vai levar décadas, diz biólogo marinho

Publicado em 18/10/2019 17:52

Foto: Wellington Pereira/TV Globo


Manchas de óleo foram registradas na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, uma das mais procuradas pelos turistas . As manchas voltaram a surgir no estado na quinta (17), emSão José da Coroa Grande. Peritos da Polícia Federal foram à cidade recolher amostras do material que chegou à praia.

Por volta das 11h30, a Prefeitura de Tamandaré confirmou que os arrecifes foram atingidos pelo óleo. Segundo o biólogo marinho Clemente Coelho Junior, que também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), a limpeza do arrecife é "praticamente impossível" porque ele é poroso e absorve a substância.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

"É praticamente impossível [fazer a limpeza do arrecife], uma vez impregnado, o óleo gruda e não tem como tirar. Você limpa a areia, mas mangue e arrecife, praticamente, não tem como retirar. Você cria várias áreas mortas", afirmou o biólogo.

 

O dano na barreira próxima a Carneiros foi em uma área reduzida, mas não se sabe a dimensão do desastre ambiental na região, segundo o pesquisador. "Atingiu uma pequena parte dos arrecifes, mas não se tem uma vistoria em outros bancos de arrecifes, apenas nesse que está colado à Praia de Carneiros", declarou.

Do G1


COMPARTILHAR NO WHATSAPP