Olha Isso
Vírus pode ser lançado a 10 metros durante exercícios, diz infectologista

Publicado em 13/05/2020 16:41

Foto: Reprodução: Universidade de Tecnologia de Eindhoven


Durante os exercícios físicos, uma pessoa com a respiração ofegante consegue expelir partículas de saliva em até 10 metros, aumentando as chances de contágio pelo novo coronavírus. É o que dizem Jamal Suleiman e Jean Gorinchteyn, infectologistas do Hospital Emílio Ribas. Segundo os especialistas, não há garantias de proteção para quem optar por malhar nas academias, agora inseridas na lista de serviços essenciais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“A doença tem transmissão por contato com gotículas de saliva e os chamados aerossóis, que são partículas mais leves que ficam suspensas no ar”, explica Suleiman. “Em movimento, uma pessoa consegue empurrar essas partículas em uma distância muito superior a dois metros, distanciamento mínimo para evitar a propagação do vírus.”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os infectologistas se baseiam no estudo aerodinâmico publicado pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

De acordo com as pesquisas, as distâncias mínimas para se manter em movimento são:

– Entre 4 a 5 metros da pessoa que está à frente durante caminhada.

– Pelo menos 10 metros de distância de quem está à sua frente durante uma corrida.

Ainda segundo o estudo, as mesmas partículas podem atingir até 20 metros durante pedaladas, impulsionada pela velocidade da bicicleta.

Leia Também:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Especialista ensina truque simples para acabar com a dor de cabeça em 10 segundos

9 alimentos que vão ajudar você a reduzir a pressão arterial, limpar as artérias e evitar doenças graves

As melhores (e piores) posições para dormir; Isso influencia bastante sua saúde

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Riscos do ar-condicionado

Em ambientes fechados e de intensa atividade, os estabelecimentos costumam contar com a instalação do ar-condicionado. No entanto, de acordo com Suleiman, isso também não garante que o ar no ambiente seja renovado.

“A circulação de ar pelo ar-condicionado não funciona da mesma maneira que em ambientes hospitalares, onde o ar é purificado pelo filtro Hepa.”

Hepa é sigla em inglês para High Efficiency Particulate Air, dispositivo que utiliza separação de partículas para interceptar microorganismos no ar.

R7


COMPARTILHAR NO WHATSAPP