Saiba
Seis motivos para você tirar, de vez, o miojo da sua vida

Publicado em 28/01/2020 10:23

Foto/Reprodução


O consumo exagerado de macarrão instantâneo faz mal à saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão do tipo miojo ou cup noodles costuma ser frito antes de ser embalado, o que aumenta a quantidade de gorduras envolvidas na produção do alimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão máxima de sal por dia deve ser de apenas 4 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café. Cada embalagem de macarrão instantâneo traz, pelo menos, o dobro deste valor, afirma a nutricionista Tatiana Zanin, em texto do portal Tua Saúde.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Embora a maior parte do sódio esteja no tempero pronto disponível para ser adicionado, o próprio macarrão não é uma opção saudável por ser cheio de aditivos, corantes artificiais e toxinas como, por exemplo, o glutamato monossódico.

O glutamato monossódico é um intensificador de sabor feito à base de cana-de-açúcar que pode ser indicado nos rótulos das embalagens: extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.

O consumo frequente de macarrão instantâneo favorece:

  1. Aumento da pressão arterial;
    2. Problemas cardíacos;
    3. Colesterol ruim;
    4. Comprometimento renal;
    5. Aumento de peso;
    6. Síndrome metabólica.

A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição e optar por alimentos mais saudáveis e se possível preparados com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos.

Como fazer um macarrão saudável rápido

Para quem está com pressa e precisa de uma refeição rápida, uma boa opção é preparar um macarrão tradicional, tipo espaguete, que fica pronto em menos de 10 minutos.

Ingredientes

1 dose de macarrão para 2 pessoas;
1 litro de água;
3 dentes de alho;
1 folha de louro;
2 tomates maduros;
1 colher de azeite;
orégano e sal à gosto;
queijo parmesão ralado para polvilhar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP