Saiba
Importante: Conheça as diferenças entre o colesterol bom e ruim

Publicado em 22/10/2020 09:08

Foto/Reprodução


Do Tua Saude - O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom, também chamado de HDL, e o colesterol ruim ou LDL.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ambos os tipos de colesterol devem ser encontrados circulantes no sangue para que o corpo consiga funcionar corretamente, no entanto quando a quantidade de HDL se encontra baixa ou a de LDL encontra-se muito elevada, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta. Por isso é importante que os níveis de colesterol no sangue seja verificados de forma periódica conforme a orientação do médico.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Colesterol bom: HDL

O HDL, também chamado High Density Lipoprotein ou colesterol bom, atua retirando moléculas de gordura, incluindo o mau colesterol, e levando-as para o fígado, onde são metabolizados e eliminados do organismo. Dessa forma, o HDL impede o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou infarto, por exemplo.

Assim, é recomendado que os valores de HDL estejam acima de 40 mg/dL tanto em homens quanto em mulheres para evitar doenças. Para melhorar os níveis de colesterol HDL no sangue é recomendado que sejam consumidos alimentos ricos nesse tipo de colesterol, como abacate, castanhas, amendoim, salmão e sardinha, por exemplo. Confira algumas dicas para aumentar o colesterol bom.

Colesterol ruim: LDL

O LDL, também chamado Low Density Lipoprotein ou colesterol ruim, é importante para o bom funcionamento do organismo, pois é auxilia no processo de formação dos hormônios. No entanto, quando os valores de LDL encontram-se elevados, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que promove a oxidação das células de gordura e, assim, favorece a formação de placas dentro dos vasos sanguíneos.

É importante que os níveis de LDL sejam monitorados e que a pessoa pratique atividade física e evite consumir frituras, refrigerantes e alimentos muito gordurosos, por exemplo, para evitar que aumente a quantidade circulante de colesterol ruim. Saiba como baixar os níveis de LDL.

Valores de referência do colesterol

Os valores de referência do colesterol bom e ruim são:

  • Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons;
  • Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL. Em pessoas que fumam, têm pressão alta, diabetes, obesidade ou arritmia, por exemplo, é recomendado que o valor máximo de LDL seja de 100 mg/dL.

Os níveis de colesterol devem ser avaliados pelo médico por meio da realização de exame de sangue, que além de verificar os níveis de HDL e LDL informa os valores de triglicerídeos e colesterol total. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para manter os níveis de colesterol adequados é importante uma alimentação saudável, pobre em gorduras e em açúcar, e evitar a vida sedentária, praticando exercícios físicos de forma regular. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para baixar o colesterol.

Assista o vídeo seguinte e saiba como manter os níveis de colesterol saudáveis:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP