Saiba
Dor no estômago: 11 causas e como tratar com remédios, chás e mais

Publicado em 02/09/2019 12:13

Foto/Reprodução


Do site Ativo Saúde - Queixa bastante comum, a dor no estômago pode representar um quadro de desconforto pontual e sem gravidade, assim como pode ser indício de doenças mais sérias.
Muitas vezes acompanhadas de vômito ou azia, essas dores podem estar associadas à alimentação, estilo de vida ou doenças que necessitam de atenção e acompanhamento médico. Entenda:

O que pode ser dor no estômago?

As condições que têm como sintoma a dor de estômago podem ser várias. A seguir, confira a lista com algumas das mais comuns:

Câncer no estômago

Outra causa é o câncer de estômago, principalmente se a manifestação estiver acompanhada de perda de peso inexplicada e vômito com sangue. Neste caso, é bom procurar um médico o quanto antes, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Diarreia

Além de ser sintoma de gastroenterite — inflamação do trato digestivo —, a diarreia pode causar fortes dores no estômago e deve ser tratada com hidratação e repouso. Caso não haja melhora, o ideal é procurar atendimento médico.

Gases

Associados a quadros de má digestão, os gases normalmente podem acarretar em dor de barriga semelhante a do estômago, além de dificuldade maior para digerir a comida.

Gastrite ou úlcera

A dor no estômago pode representar outros quadros, como gastrite e úlcera. Neste caso, ainda pode haver associação com a bactéria Helicobacter pylori, que infecta a mucosa do órgão.

Infarto

Um dos sintomas de infarto é a dor na boca do estômago. Embora não seja muito comum, essa manifestação é possível mesmo sem a presença de dor no peito.
Idosos, obesos, pessoas com diabetes e tabagistas têm mais risco de doenças no coração, então o ideal é recorrer a um serviço de emergência se o incômodo for exacerbado.

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar apresenta características como forte dor no estômago, vômitos e até febre. Neste caso, o ideal é procurar um pronto-socorro para realizar o tratamento adequado.

Medicamentos

Alguns remédios, como anti-inflamatórios, podem ser bastante irritativos para o sistema digestivo pois tem o poder de alterar a flora intestinal e remover a camada de proteção do estômago.
É recomendado que o consumo destes medicamentos nunca seja feito de barriga vazia e, para prevenir a dor em pessoas mais sensíveis, é possível tomar protetores gástricos.

Pancreatite

Quando a ocorrência é constante, a causa de dor no estômago pode variar desde pancreatite — inflamação no pâncreas, órgão com função hormonal e digestiva — até condições mais graves.  Neste caso, costuma estar associada a vômitos, prisão de ventre e inchaço.

Pedra na vesícula

A presença de cálculos na vesícula pode gerar dor na boca do estômago, que costuma refletir nas costas.

Refluxo

Normalmente, a dor pode estar associada ao refluxo gastroesofágico — doença em que o ácido do estômago volta para o esôfago. O incômodo pode aparecer logo depois de comer ou mesmo quando o indivíduo está em repouso. É preciso evitar alimentos que irritem ainda mais o sistema digestivo e buscar orientação médica.

Dor no estômago pode ser gravidez?

Apesar de ser muito comum durante a gestação — uma vez que há a presença de gases estomacais neste período, graças às adaptações do corpo —, a dor no estômago não é, individualmente, um sintoma de gravidez.
Quem espera um filho deve comer menores porções e dar preferência a alimentos leves, além de evitar roupas que possam trazer mais incômodo. Não cessando a dor, é importante conversar com o obstetra responsável para receber orientações sobre como proceder.

Sintomas associados

Há sintomas associados ao quadro de dor no estômago que podem auxiliar no diagnóstico, portanto devem ser relatados ao profissional de saúde.
Vômitos, diarreias, inchaço, prisão de ventre, cansaço e gases, além de mal-estar, são os mais comuns. Além disso, perda de peso e febre podem indicar condições mais graves.

Diagnóstico

O diagnóstico costuma associar a análise clínica — que inclui questionamentos do médico e exame físico — a exames de imagem, tais como ressonância magnética e ultrassonografia. Em alguns casos, podem ser necessários testes de sangue ou biopsia.

Qual médico procurar?

Na persistência de sintomas, como os citados acima, a busca por um médico é a melhor solução.
O ideal é a buscar um gastroenterologista ou um clínico geral, já que eles são os especialistas mais indicados para avaliar e indicar o tratamento de forma precisa.

Tratamentos de dor no estômago

Medicamentos

Alguns remédios para dor no estômago também podem ser úteis, como o famoso omeprazol. Contudo, o ideal é só tomá-los sob prescrição médica.

Chá para dor no estômago

Para aliviar imediatamente a dor no estômago, é possível apostar em opções naturais, como o chá de espinheira-santa, cujas propriedades amenizam o desconforto digestivo.
Chá de dente-de-leão ou artemísia também são válidos.

Outros tratamentos

O tratamento de dor no estômago ainda pode variar de acordo com a causa diagnosticada. Por exemplo, casos de gastrite podem requerer uso de antiácidos e antibióticos, já câncer de estômago inclui quimioterapia ou até cirurgia.

Prevenção

Para evitar dor no estômago, alguns cuidados podem ser tomados, tais como:
  • Evitar o consumo de alimentos fortes, como refrigerante, café, bebida alcoólica, pimenta e temperos de sabor intenso;
  • Reduzir episódios de estresse, uma vez que tendem a acarretar em acidez elevada no trato intestinal;
  • Evitar automedicação;
  • Fazer consultas regulares ao gastroenterologista ou clínico geral.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP