Saiba
Boca amarga: por que acontece o que pode ser feito para evitar?

Publicado em 12/02/2020 10:32

Foto/Reprodução


Do Compass - Além de extremamente desagradável e incômoda, a sensação de amargor na boca é normalmente acompanhada de mau hálito, gerando constrangimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É comum que a causa do problema esteja relacionada à saúde bucal, mas algumas condições e doenças de outras áreas do organismo também podem desencadear esse sintoma.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No nosso artigo de hoje, você conhecerá as principais causas da boca amarga, e também algumas dicas de como evitá-la. Boa leitura!

Quais são as causas da boca amarga?

Boca amarga tem causas variadas e pode indicar desde simples problemas de higiene até doenças relacionadas à saúde bucal e do sistema digestivo. Listamos abaixo as causas mais comuns.

Má higiene bucal

Na maioria das vezes, o amargor se deve a problemas de higiene oral: acúmulo de bactérias nos dentes, gengiva e placas bacterianas na língua (saburra lingual), sendo esa última a principal causa da mudança no paladar por má higiene.

Boca seca

A xerostomia ou boca seca também provoca amargor, devido à produção insuficiente de saliva, favorecendo a proliferação das bactérias e dificultando o equilíbrio do pH da boca.

Gengivite

A gengivite e as doenças periodontais também causam a sensação de boca amarga, devido ao processo inflamatório do tecido gengival.

Gravidez

A mudança hormonal deixa o paladar da gestante mais apurado, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, sendo comum os relatos de sensação de gosto metálico na boca nessa fase da gestação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Medicamentos

Alguns medicamentos podem provocar disgeusia — uma distorção do paladar que gera a sensação de boca amarga. Outros interferem na produção de saliva, deixando o gosto amargo; há ainda os que liberam resíduos na saliva, causando esse mesmo efeito.

Entre os remédios que causam boca amarga estão:

  • hipertensivos;
  • antidepressivos, como o lítio;
  • antibióticos, como a tetraciclina;
  • remédios para gota, como o alopurinol.

Suplementos vitamínicos

Suplementos vitamínicos com altas concentrações de metais — como zinco, ferro, cromo ou cobre — podem deixar um sabor metálico na boca, normalmente após o organismo absorvê-los completamente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Disfunções gástricas

Pessoas com problemas gástricos que causam refluxo podem apresentar boca amarga e também halitose, devido ao retorno dos ácidos do estômago para o esôfago, que alteram o pH da saliva.

Hepatite e outras doenças do fígado

O fígado é o responsável por transformar amônia — uma substância tóxica — em ureia, que será eliminada na urina.

Quando esse órgão não está funcionando corretamente, há um acúmulo de amônia no organismo, o que altera o paladar, deixando na boca um gosto de cebola ou peixe.

Infecções do sistema respiratório

Sinusites, rinites e outras infecções do sistema respiratório superior podem deixar o paladar amargo. Isso se deve graças à ação das bactérias presentes nas secreções expelidas durante o processo infeccioso dessas doenças.

Como evitar ter boca amarga?

Se você tem a sensação de boca amarga com frequência, precisa fazer uma visita ao dentista para que ele verifique se as causas do problema estão relacionadas à sua saúde bucal.

Se a boca amarga tiver relação com problemas gástricos ou hepáticos, o dentista vai recomendar um check-up médico.

Algumas medidas simples de mudanças de hábitos podem evitar ou amenizar o problema na maioria das vezes. Veja quais são elas:

  • faça corretamente a higiene bucal, lembrando sempre de escovar os dentes e a língua ao menos duas vezes ao dia;
  • use um raspador de língua, sempre que necessário;
  • evite comidas pesadas e gordurosas, especialmente pouco antes de se deitar, para evitar o refluxo gástrico;
  • avalie com seu médico a possibilidade de substituir ou adequar a dose de medicamentos e suplementos vitamínicos que deixam a boca amarga;
  • beba ao menos dois litros de água por dia, para manter a boa salivação;
  • aumente a hidratação em casos de resfriados e outras doenças respiratórias para ajudar a eliminar as secreções dessas infecções;
  • beba limonada ou chupe um picolé de limão se estiver grávida e com a boca amarga — o sintoma tende a desaparecer em alguns dias, sem complicações.

Como dissemos, na maior parte dos casos, a boca amarga é causada pelo acúmulo de bactérias. Para saber como manter a língua bem limpa e evitar esse problema, leia também nosso artigo sobre como escolher e usar o raspador de língua.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP