Importante Saber
8 sintomas do câncer de mama que a maioria das mulheres não conhece e nunca devem ignorar

Publicado em 17/09/2019 09:57

Foto/Reprodução


1 News - O câncer de mama é um dos tipos de tumor que mais afeta as mulheres. O mês de outubro é dedicado à conscientização e combate à doença com a campanha nacional Outubro Rosa. Na maior parte das vezes, quando se fala em câncer de mama a primeira coisa que vem à mente é o nódulo no seio.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O caroço costuma ser o sinal mais alarmante do câncer de mama. Ele pode ser identificado através do autoexame que deve ser feito pela mulher em casa ou também pelo exame de mamografia. Contudo, o que muita gente desconhece é que esse tipo de tumor tem outros sintomas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A maioria das mulheres talvez não saiba, mas existem outros sintomas que podem estar associados ao tumor maligno na região dos seios. Por isso, é importante ficar alerta aos 8 sinais elencados nesse artigo.

Formato e tamanho alterados

O câncer atinge o tecido da mama e por isso acaba deformando os tecidos adjacentes. Por esse motivo, os seios podem crescer devido ao inchaço, ou até mesmo diminuir de tamanhão por causa da retração do tecido mamário.

Vermelhidão e dor

Dores, calor e vermelhidão no local também são sintomas relacionados ao tumor maligno na mama. Casos os seus seios mudem de cor ficando avermelhados, os incômodos do ciclo se prolonguem é preciso buscar auxílio de um profissional. Um outro indicio que precisar ser observado é a sensação de queimação na pele dessa região.

Textura da pele

A mudança de textura na pele é um sintoma de tumor maligno inflamatório. A pele da região ficar parecida com casca de laranja. Isso ocorre devido à obstrução dos vasos. Esse sintoma também pode estar acompanhado de edema e vermelhidão no local.

Feridas ou crostas

Além dos sintomas já citados acima, feridinhas ou crostas na região dos mamilos também são sinais de tumor maligno na mama. Essas ulceras que aparecem na pele é uma das formas mais visíveis do câncer de mama.

Coceira

A coceira pode ser indício de vários tipos de doenças e entre elas o câncer de mama. De acordo com os especialistas, esse indício que dizer que a enfermidade não penetrou de maneira grave dentro dos tecidos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Inversão do mamilo

O mamilo pode sofrer deformação em algumas situações. Por isso deve-se observar também essa parte, pois se o câncer estiver na parte de trás da aréola, a pele tende a ficar repuxada podendo ocasionar a inversão do mamilo.

Sangramento e secreção

Muitos sintomas do câncer de mama não são conhecidos pela maioria das pessoas. Por isso, as mulheres precisam ficar atentas ao aparecimento de secreções amareladas e também sangramento. Esse tipo de alteração pode indicar evolução mais grave doença.

Caroços e edema nas axilas

O nódulo é um dos sinais mais urgentes e graves da doença. Os caroços podem surgir na região das axilas e quando isso acontece é sinal de alarme, pois quer dizer que a doença se propagou e atingiu o sistema linfático.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao apresentar qualquer tipo de alteração descrita nesse artigo, busque a ajuda de um profissional, pois somente ele é capaz de fazer o diagnóstico correto.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP