Dica de Viagem
Dunas do Rosado é cenário ainda desconhecido do Rio Grande do Norte

Publicado em 09/05/2019 21:01

Foto/Reprodução


Do Viagem em Pauta - No extremo norte do Rio Grande do Norte, entre Areia Branca e Porto do Mangue, um cenário árido, em constante evolução, traz novos ares ao turismo potiguar.
 
Com 10 km² de extensão, as Dunas do Rosado são uma sequência de montanhas coloridas, formadas pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes.
 
A 250 km da capital Natal, o parque, considerado o maior conjunto de dunas do estado, ainda é um desconhecido do turismo local, mas costuma ser combinado com roteiros litorâneos, em Ponta do Mel, vilarejo do município de Areia Branca.
 
Resultado de imagem para ponta do mel areia branca
Ponta do Mel em Areia Branca (Foto/Reprodução)
 
A região já serviu de cenário para produções nacionais como as novelas ‘Flor do Caribe’ e ‘O Clone’, e para o filme ‘Maria, mãe do filho de Deus’.
 
Ao longo do dia, aquele mar de areia vai ganhando novos tons, de acordo com a incidência de luz. Por isso, procure visitar a atração pela manhã bem cedo e também no final de tarde.
 
Resultado de imagem para dunas do rosado rn
 
Embora ainda não tenha saído do papel a criação da APA do Rosado (Área de Proteção Ambiental), a atração é protegida por lei que proíbe passeios de bugue no local. Atualmente, a única forma de visitar o Rosado é em caminhadas pelas areias fofas do parque.
 
Resultado de imagem para dunas do rosado rn
 
Como Chegar
 
Localizada no topo do estado, entre o mar e o sertão, a região fica a 250 km de Natal e tem acesso pelas BR-101 até Igapó; BR-406, em direção a Macau, de onde se toma a RN-118 até a RN-404.
 
Destinos próximos como o município de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel, em Areia Branca, servem de base para quem visita o Rosado.
 
Resultado de imagem para ponta do mel areia branca
 
Farol na praia da Ponta do Mel em Areia Branca RN
 
As dunas fazem parte do Polo Costa Branca, maior produtor de sal do Brasil, e podem ser combinadas com Galinhos, península arenosa, a 170 km de Natal, aproximadamente.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP