Conheça
Conheça Bananeiras, cidade de montanha e de belas paisagens no Brejo Paraibano

Publicado em 23/08/2019 09:22

Foto/Reprodução


O clima de montanha, a natureza exuberante, as bonitas paisagens naturais, a arquitetura, o casario colorido e a feira de rua, são alguns dos atrativos que se podem encontrar na tranquila e bonita cidade de Bananeiras.
 
Bananeiras fica localizada na Serra da Borborema a 526 metros de altitude, na região do Brejo paraibano. O seu clima é úmido. A temperatura média no verão (setembro a abril) é de 28°C, e, de 10 °C no inverno (de maio a agosto). Bananeiras possui clima mais ameno que a média das cidades da Paraíba. Faz parte do circuito turístico da Paraíba, denominado Caminhos do Frio.
 
O município de Bananeiras tem uma área de 258 Km quadrados e uma população de cerca de 22.000 habitantes. A base da economia é a agricultura, o comércio e o turismo. O turismo é também uma atividade em crescimento, tendo cada vez mais importância na economia local.
Melhores meses para ir
 
Junho, julho, agosto que é quando está mais frio, mas no resto do ano também é agradável porque tudo está muito verde.
 
Como chegar
 
O trajeto escolhido foi a BR-230, PB-073 e PB-105. Indo na BR-230, no quilômetro 70,5 entra-se à direita na PB-073, onde uma placa informa Sapé / Guarabira. Depois segue-se sempre em frente passando pelas cidades de Sobrado, Sapé, Mari, Guarabira e Pirpirituba. Depois de atravessar a cidade de Pirpirituba e seguindo sempre em frente por cerca de 8,5 Km vira à esquerda, onde uma placa informa Bananeiras / Solanea / Campina Grande. Entra na estrada PB-105 e segue-se sempre em frente por 14 Km.
 
Património arquitetónico
 
Resultado de imagem para bananeiras paraiba
 
O patrimônio arquitetônico é rico e diverso. Edificações coloniais podem ser observadas na cidade e na região rural.
 
Casas coloniais - São várias as casas coloniais que se podem encontrar na cidade e na região rural.
 
Colégio das Dorotéias (Carmelo) - Foi construído em 1917. Mantém as linhas arquitetônicas originais. Educou “a elite feminina” de boa parte da Paraíba e do Nordeste, até os meados da década de 1960.
 
Colégio das Dorotéias
O Túnel do Trem - Construído em 1922 permitiu que a estrada de ferro chegasse a Bananeiras. A antiga estação de trens foi transformada no Hotel Pousada da Estação. Não houve modificação arquitetônica externa. O telhado da plataforma guarda o estilo arquitetônico anglo-francês,
 
Resultado de imagem para tunel do trem bananeiras pb
 
O Cruzeiro de Roma - Construído em 1899, situa-se a 507m de altura. Deste local é possível avistar até vários quilômetros em redor.
 
Cachoeira do Roncador - É um lençol d’água que desaba de uma altura de 45m, do rio Bananeiras que nasce na mata da UFPB de Bananeiras. angelins, sucupiras, pau d’arcos, sapucaias e pirauás. O local é adequado para caminhadas ecológicas e a prática de camping selvagem.
 
Resultado de imagem para bananeiras paraiba
 
Fonte: Blog Viver em João Pessoa


COMPARTILHAR NO WHATSAPP