Veja
Nervosismo de Maju Coutinho no Jornal Hoje acende alerta na Globo

Publicado em 09/10/2019 10:59

Foto/Divulgação


Aposta da Globo para renovar o Jornal Hoje e alavancar o ibope vespertino, Maju Coutinho não está conseguindo esconder a pressão. Ela tem errado muito na apresentação das notícias, o que disparou o alerta na emissora. Seu nervosismo foi assunto de reunião dos principais diretores de Jornalismo da Globo na segunda-feira (7). Ontem, ela já apareceu com uma postura diferente, mais tranquila e falando pausadamente --mas continuou errando.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na edição de segunda-feira do JH, com uma Maju acelerada e gesticuladora, o Notícias da TV contou oito erros. Ela comeu o "a" ao falar "a partir de hoje" e chutou o pau da barraca da gramática ao soltar frases como "a maioria estão" e "as manchas de óleo continua". Errou o nome da correspondente em Londres, interrompeu Eliana Marques no quadro do tempo e se atrapalhou ao dizer "sustentabilidade".

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No JH de ontem (8), Maju reduziu os erros para seis. Engoliu um "m" ao falar "desastre abiental", esqueceu do plural em "23 amostra" e errou a concordância de gênero com "aquela divórcio". Mesmo tomando cuidado com as palavras grandes, se embananou com "parlamentares".

São erros aparentemente inofensivos, mas que afetam, sim, a percepção que o telespectador tem do telejornal. Erros de leitura de teleprompter, confusão com nomes e movimentação das mãos na altura do peito o tempo todo indicam insegurança, e insegurança não combina com credibilidade.

Nos bastidores da Globo, a torcida é grande para Maju; afinal, ela é uma pessoa querida, simpática, humilde e alegre. Mas há também aqueles que colocam o dedo na ferida e apontam que lhe falta maturidade, que há profissionais mais experientes e competentes para o lugar que ela ocupa.

Além disso, a estreia de Maju não trouxe nenhum impacto ao ibope do Jornal Hoje, que precisa subir para ajudar o Se Joga na dura missão de bater o quadro A Hora da Venenosa, da Record.

Na semana passada, a primeira do Hoje sob o comando de Maju, o telejornal anotou 11,6 pontos na Grande São Paulo, um décimo a menos do que na semana anterior. A marca está dentro da oscilação de setembro, que variou de 11,3 a 12,4 pontos por semana --essas médias não consideram o sábado.

Do Noticias da TV

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP