Curiosidades
Você usa smartphone na hora de dormir? Pare urgentemente, saiba porque

Publicado em 14/12/2019 14:17

Foto/Reprodução


Já houve um tempo sem eletricidade, em que as pessoas dependiam de velas quando a noite chegava. A maioria, sem entretenimento, dormia logo depois de o sol se pôr. Ok! Talvez seja uma ideia assustadora, mas é bom refletir como tudo funcionava antes do celular, computador e outras tecnologias. Na verdade, esta é uma reflexão para mostrar um hábito muito saudável que nossos antepassados tinham. Quem não quer qualidade de vida?

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Desde 1970 triplicou a quantidade de luz artificial no mundo e as consequências foram mais depressão, mais estresse e muito mais insônia. O uso constante de aparelhos eletrônicos causa perturbações e problemas de saúde. Quantas vezes por dia checamos mensagens nas redes sociais? Quantas noites passamos ao computador, sem ao menos lembrarmos de piscar os olhos? Entenda: pesquisas comprovaram que a exposição de luz artificial a noite impede a produção de melatonina, o principal hormônio que controla o ciclo de sono e vigília. A escuridão natural estimula esse hormônio, além de proteger as células de alguns danos. Ou seja, nosso corpo à noite precisa de escuridão para produzir melatonina.
 
Sem ela, estamos mais propensos ao câncer, diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas, síndrome metabólica e imunidade frágil. Então tenha certeza de que está produzindo a quantidade certa de melatonina, pois ela fortalece o sistema imunitário. Além de ser um poderoso antioxidante, que atrasa a chegada do envelhecimento. Quanto mais horas de sono na escuridão natural (ou seja, a da noite), maior será a produção de melatonina. É por isso que é péssimo para a saúde dormir tarde da noite e adentrar a madrugada usando computador, tablet, smartphone, celular e televisão. Seu filho vive doente, gripado e falta a aula constantemente por isso? Coloque-o para dormir cedo, sem nenhum desses aparelhos ao lado dele, e em pouco tempo você verá como ele ficará mais resistente às doenças. Isso porque haverá aumento da produção de melatonina no corpo do seu filho. E esse hormônio é um poderoso antioxidante que tem fortes efeitos sobre o sistema imunitário. Existe outra consequência devido ao uso celular/tablet/computador perto da hora de dormir: problemas na visão.
 
A luz artificial desses aparelhos, principalmente à noite, é muito prejudicial à retina e pode causar problemas sérios, como a degeneração macular. A exposição exagerada à luz desses aparelhos também contribui para o desenvolvimento de catarata. Já deu para perceber que o assunto é realmente sério, não é? O desafio que deixamos é o autocontrole de tecnologias, especialmente antes de dormir, em prol da saúde.
 
Fonte: Cura Pela Natureza.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP