Veja
Tomar banho com os filhos é certo ou errado? Especialista responde e explica consequências

Publicado em 24/06/2020 11:53

Foto/Reprodução


Seja por um hábito ou mesmo por praticidade, muitos pais optam por tomar banho na companhia dos filhos. Contudo, esse momento de intimidade pode ser perigoso para o desenvolvimento dos pequenos no futuro. Segundo a psicóloga e pedagoga, Betty Monteiro, é importante estabelecer limite.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A especialista disse que não existe nenhuma norma contra ou mesmo que o fato seja desaconselhado até os quatro anos. Na verdade, as contraindicações começam a partir dessa idade, pois pode acontecer da criança começar a despertar uma certa sexualidade. Entre os quatro e seis anos a criança começa ficar envergonhada ao se trocar na frente dos pais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por isso, a psicóloga frisa a importância de ensinar os filhos a tomarem banhos sozinhos e a cuidar do próprio corpo, pois isso ajuda no desenvolvimento da independência e autonomia. Betty também explica da necessidade de começar ensinar as crianças a partir dos quatro anos que ninguém deve tocar nas partes íntimas deles.

Contudo, o bom senso é a melhor maneira de se educar uma criança. “Assim como você educa quanto à etiqueta social e aos valores, você também precisa educar a criança para adquirir esse sentido de ter cuidado com o seu corpo e o corpo do outro”, explicou a especialista.

 

Os pais que desejam tomar banho com os filhos precisam estar preparados para as perguntas sobre as diferenças, pois é necessário responder. O assunto não deve ser tratado como um tabu, pois o silêncio pode acabar acarretando confusão.

Vale frisar alguns cuidados para os pais que costuma ter esse costume com os filhos. A higiene é extremamente importante, desde que o banho aconteça com água corrente limpa e no chuveiro, tudo bem. Mas, se for na banheira é algo que precisa ser repensado, pois a água acaba sendo compartilhada e não é legal.

Do 1 News


COMPARTILHAR NO WHATSAPP