Veja
Saiba se o ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível

Publicado em 11/03/2020 09:49

Foto/Reprodução


Com o passar do anos, a modernização vem contribuindo para a melhoria das funcionalidades dos automóveis. Um desses aperfeiçoamentos ocorre em relação ao consumo de combustível ao usar o ar-condicionado do veículo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que antigamente provocava um gasto excessivo de gasolina, hoje em dia é quase que imperceptível. “Os carro mais modernos tendem a ser mais econômicos”, afirma Júlio César, mecânico especialista na área.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Júlio ressalta: “De fato, ocorre um gasto de gasolina. Entretanto, não é um consumo exagerado, como muitos pensam. Os carros mais antigos são os que acabam sofrendo um pouco mais. Isso acontece por conta do compressor do ar-condicionado, que está ligado diretamente ao motor”.

O compressor funciona por meio do movimento produzido pelo motor do carro. Por ser uma atividade extra, o veículo acaba necessitando de mais intensidade, o que influencia no consumo de gasolina.

Erro

Na tentativa de economizar, muitos condutores cometem um erro. Ainda de acordo com Júlio, o que gera grande diferença no gasto de combustível é o costume de ligar e desligar o aparelho.

Quando o sistema é desativado, para recobrar o ritmo anterior, é necessário mais energia. Afinal, recomeça do zero. Até o ambiente ficar novamente climatizado, o motorista gasta mais combustível.

Nas estradas, uma dica é optar por andar com o ar-condicionado ligado e vidros fechados. Pois com as janelas abertas, o ar que vem de fora ocasiona resistência no movimento do veículo, o que influencia no consumo de combustível.

Para manter o ar-condicionado funcionando por mais tempo é necessário realizar manutenção semestralmente. A variedade de locais em que se transita com o carro, como no caso das estradas de terra, pode influenciar na vida longa do aparelho.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Do Metrópoles


COMPARTILHAR NO WHATSAPP