Saiba
Não se deve lavar casca do ovo para evitar coronavírus: especialistas orientam higienização

Publicado em 31/07/2020 07:18

Foto/Reprodução


Do VIX - Com o surgimento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, as pessoas passaram a dar mais atenção à higiene dos alimentos, principalmente frutas e legumes, que agora, são sanitizados antes de ir para a geladeira.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entretanto, a higienização de um alimento tem gerado dúvidas e a pergunta que não quer calar é: afinal, é preciso lavar a casca do ovo antes de armazená-lo?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Casca do ovo deve ser lavada?

Conversamos com Uelinton Pinto, professor de microbiologia de alimentos do Centro de Pesquisa em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e, antes de responder à pergunta, ele alertou o seguinte:

"Primeiramente, não há evidências comprovadas de que há transmissão do coronavírus pelos alimentos. Ainda assim, cuidados devem ser tomados para que os alimentos não sejam veículos de transmissão. Sempre é bom lembrar que a transmissão é contato pessoa-pessoa e pelas vias aéreas principalmente. Portanto, ao manipular alimentos ou objetos, o recomendado é higienizar as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos ou utilizar álcool 70% (ou álcool em gel) na impossibilidade de lavar as mãos".

ovos caixa duzia 0919 1400x934
LIGHTFIELD STUDIOS/SHUTTERSTOCK
 
 

Em relação à higienização do ovo, Uelinton afirma que não há necessidade e nem é indicado lavar a casca, já que ela possui uma película de proteção e a água retira essa defesa natural.

"Não se deve lavar os ovos para não retirar a película protetora natural que recobre a casca", afirmou o especialista, que ainda disse que os ovos devem ser guardados em um recipiente na geladeira, mas nunca na porta, para evitar que eles quebrem com o movimento ao abrir e fechar.

O mesmo afirma a nutricionista Ana Paula Moura: "Quando colocado embaixo d'água, uma película é retirada e são criados poros que podem permitir a entrada de fungos e bactérias".

ovos geladeira 06 20 1400 800
SHUTTERSTOCK
 
 

E álcool gel? Pode passar no ovo?

O uso do álcool em gel, de acordo com Ana Paula e Uelinton, também não deve ser empregado na casca do ovo. "Não há estudos que comprovem a eficácia do álcool na casca do ovo", disse o especialista.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Forma correta de higienizar

Pode-se lavar a casca logo antes de prepará-lo: "Antes de fritar os ovos, por exemplo, pode-se lavar, já que a película, neste momento, não terá mais utilidade", diz o professor.

Além disso, ele explica que o indicado é lavar as mãos corretamente após manipular os ovos, evitando assim qualquer risco de contágio de micro-organismos da casca para as mãos.

ovos cozinhando 06 20 1400 800
SHUTTERSTOCK

Embalagem é proteção

Uelinton também explicou que, raramente, a casca do ovo será um veículo de transmissão do coronavírus, pois os ovos já vêm embalados para a venda no mercado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Isso só aconteceria se alguém contaminado tocasse a casca [...] e, mesmo se os ovos tivessem coronavírus, na casca, o vírus não migraria para a clara ou gema", afirmou o professor.

Uelinton ainda explica que, mesmo se o coronavírus da casca entrasse em contato com a clara e a gema, algo raríssimo ou quase impossível de acontecer, uma boa cocção já seria suficiente para eliminar o vírus.

É importante lembrar que os ovos podem transmitir a Salmonella spp., um patógeno bacteriano que pode causar gastroenterite.

Entretanto, a cocção correta do ovo, deixando a gema dura, já é suficiente para matar a bactéria e até mesmo o coronavírus.

"Tomando-se os cuidados para evitar uma salmonelose (gastroenterite), você já estaria se protegendo da Covid-19 quando o assunto é ovo", finalizou Uelinton.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP