Saiba
Muito calor? Quatro perigos de usar chinelos no verão

Publicado em 14/01/2020 08:01

Foto/Reprodução


Já calçou os seus chinelos favoritos de verão? Sabia que pode estar colocando os seus pés em perigo iminente de tanto os usar?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com um estudo, só nos Estados Unidos, 78% das pessoas desenvolveram problemas nos pés devido à regularidade com que calçam esses sapatos quando chegam os dias quentes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A BBC explica algumas consequências do uso prolongado dos chinelos de dedo:

1. Alterações na forma de caminhar

A separação natural dos dedos cria um esforço que afeta também o calcanhar e altera o modo como caminhamos. Normalmente os passos tornam-se mais curtos e o pé entra mais vezes em contato com o solo do que seria normal, já que o pé termina saindo algumas vezes do calçado.

2. Lesões

A sola destes chinelos é muito fraca para amortecer o impacto das superfícies duras e o com eles nos pés apenas são tolerados solos macios, como a areia ou a grama. A maioria desses sapatos não foi desenhada para se moldarem ao formato do pé e, como consequência da instabilidade que causam, surgem dores nos tornozelos, costas e quadris.

3. Inflamações

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A sola do pé e o calcanhar são as partes do corpo que mais sofrem com a utilização inadequada dos chinelos. Ao esforçar estas partes dos membros inferiores, os chinelos danificam o pé e causam inflamações dolorosas, protuberâncias e muito cansaço ao caminhar. O problema pode agravar-se de tal modo que chega a ser necessário injeções de esteróides ou de terapia por ondas de choque.

4. Germes e pé chato

Existem muitos outros problemas associados à utilização de chinelos de dedo: desde unhas encravadas a germes que se acumulam e infectam os pés. Por isso, usar este tipo de calçado pode tornar-se realmente doloroso para a sola do pé. Uma forma de aliviar estes problemas é colocar protetor solar e evitar calçá-los durante muito longos períodos de tempo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Do Noticias ao Minuto


COMPARTILHAR NO WHATSAPP