Saiba Mais
Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 e caso intriga médicos
O caso intrigante merece atenção dos cientistas, pois é considerado algo raro. Relatos de transmissão de anticorpos de mãe para o filho é algo raro de se acontecer

Publicado em 29/10/2020 11:03

Foto/Reprodução


Um bebê que nasceu na Espanha teve anticorpos contra o coronavírus detectados em um teste sorológico. De acordo com a imprensa local, o recém-nascido chegou a ter o teste para Covid-19 positivo em um primeiro teste ao qual foi submetido.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No exame PCR, o teste rápido, o resultado foi positivo, mas um segundo que coleta material do nariz ou garganta, o resultado já deu negativo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A criança nasceu na última sexta-feira, 23 de outubro no Hospital Universitário San Jorge, no município espanhol de Huesca.

De acordo com a informação da imprensa local, o caso deixou os médicos intrigados devido ao primeiro diagnóstico positivo para o coronavírus.

Contudo, depois de ter sido respeitado o protocolo que é esperar 48 horas para a realização de um teste PCR, o resultado foi negativo.

Ao que tudo indica, a criança pode ter adquirido anticorpos contra a doença através da placenta da mãe.

O caso intrigante merece atenção dos cientistas, pois é considerado algo raro. Relatos de transmissão de anticorpos de mãe para o filho é algo raro de se acontecer.

O mais comum é que ocorra a presença do vírus no bebê pela contaminação do ambiente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Mas, no caso do recém-nascido da Espanha, a hipótese é que tenha ocorrido a transmissão pela placenta.

O fato é o provável já que os pequenos não têm capacidade de gerar por si próprios a imunidade contra o vírus da Covid. Esse processo é chamado de transmissão vertical.

 

A mãe do recém-nascido de Huesca já tinha dado positivo em um teste rápido quando deu entrada na unidade hospitalar, detalhe que acaba reforçando a tese de transmissão dos anticorpos através da placenta, que é a responsável por fornecer os nutrientes necessários da mãe para o feto.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Também existe a possibilidade de que a transmissão tenha acontecido no momento do parto. Todavia, no caso da criança espanhola o segundo exame deu negativo para contaminação da Covid-19.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP