Brasil
Após almoço em família, mulher morre de covid-19 e 5 têm resultado positivo

Publicado em 16/05/2020 18:52

Foto/Reprodução


Viúva há quatro anos, Zemilda Silva do Nascimento, 54, tinha acabado de realizar seu maior sonho: o de ter a casa própria. Moradora de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, e conhecida na vizinhança por sua alegria, ela dedicava exclusivamente aos cuidados com o filho de 14 anos, que tem com síndrome de down.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No último dia 26 de abril, um domingo, decidiu convidar alguns familiares para um almoço em sua casa. Quinze dias depois do encontro, Zemilda foi mais uma vítima fatal da covid-19 no país. Cinco familiares que estiveram no almoço também tiveram resultado positivo de teste para coronavírus.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Zileide Silva do Nascimento, 58, irmã mais velha de Zemilda lembra que naquele domingo a irmã comentou que estava com vontade de comer lasanha e que convidaria alguns familiares. Duas irmãs de Zemilda, o cunhado e uma sobrinha, além de Zemilda e o filho participaram do almoço.

"Nós somos em seis irmãos e naquele dia ela ligou para as nossas irmãs convidando para ir lá almoçar. Ninguém tinha nenhum tipo de sintoma de gripe, jamais imaginávamos que uma coisa dessa pudesse acontecer. Ainda não dá para acreditar", lamenta Zileide, que não participou do almoço porque estava cuidando do pai que sofreu um AVC há alguns anos.

Segundo Zileide, dois dias depois do almoço Zemilda começou a apresentar sintomas de gripe. Ela teria ido até um pronto atendimento da cidade e, segundo familiares, foi receitado um remédio para gripe e ela foi orientada a retornar para casa.

Leia Também:

Especialista ensina truque simples para acabar com a dor de cabeça em 10 segundos

Depilar as partes íntimas é mais perigoso do que você imagina

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dor no estômago: 11 causas e como tratar com remédios, chás e mais

"Ela nos ligava e falava que não estava melhorando da gripe. Ela comentava que estava sem fome e quando tentava comer não sentia o gosto da comida", lembra Zileide. No dia 4 de maio, com dificuldade para respirar, Zemilda, procurou novamente atendimento médico. No dia seguinte ela foi internada, levada a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e intubada. A mulher morreu na segunda-feira (11), sete dias após a sua internação. Segundo a família Zemilda tinha hipertensão, mas a doença era controlada.

"No dia anterior, o hospital nos informou que ela tinha tido uma melhora e estávamos com esperança de logo ela ir para o quarto. Mas na segunda-feira nos ligaram dando a notícia do falecimento. É muito difícil. Além de perder minha irmã, não pudemos ver o corpo, velar e dar o último adeus", relata Zileide.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia reportagem completa direto do UOL


COMPARTILHAR NO WHATSAPP