Saiba
4 coisas que podem acontecer com a sua pele depois de espremer cravos ou espinhas
Mexer nessas lesões pode causar danos que ficam marcados no rosto por um bom tempo, como manchas e cicatrizes.

Publicado em 26/10/2020 16:57

Foto/Reprodução


Do Derma ClubEspremer cravos e espinhas: muitos consideram esse gesto como uma simples mania, mas, na verdade, essa atitude pode causar uma série de problemas na sua pele. Mexer nessas lesões pode causar danos que ficam marcados no rosto por um bom tempo, como manchas e cicatrizes. Para entender melhor, o DermaClub explicou 4 coisas que podem acontecer com a sua pele depois de espremer comedões ou espinhas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira e tente conter os dedos!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1) Manchas escuras na pele

Assim como toda inflamação na pele, as espinhas também são capazes de ativar a produção da melanina - proteína presente no corpo responsável pela coloração da pele.

Então, quando juntamos o processo inflamatório da acne, com a própria tendência do paciente de produzir esse excesso de melanina, formam-se as manchas escuras na pele, também chamadas de pigmentação pós-inflamatória.

Essas marcas podem ser vermelhas ou marrons, com bastante pigmento.

2) Manchas roxas e inchaço devido à manipulação

Quando avistamos uma mancha roxa na pele, logo pensamos ser um hematoma. Quando você espreme bastante uma lesão de cravo ou espinha e depois de um tempo a região manipulada fica inchada e com tonalidade arroxeada, de certa forma é como se você tivesse feito outro trauma na sua pele.

Essa marca pode demorar dias para sair e se tornar mais aparente com o passar do tempo.

3) Cicatrizes de acne

Você sabe que as cicatrizes de acne não surgem de repente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A maior causa desse problema está diretamente relacionada com a manipulação de cravos e espinhas. Esse gesto, ao contrário do que pensam, não dá um fim à lesão, mas acaba piorando o caso, provocando a piora do quadro inflamatório e evitando que a ferida se regenere corretamente, deixando, assim, a marca da cicatrização.

4) Piora do quadro da acne

O além de todos esses problemas, um dos riscos mais graves de manipular a acne é a piora da inflamação.

Se você espremer a lesão e a pele não estiver limpa, as bactérias que ficam embaixo da unha podem entrar na lesão, formando um cisto. Dependendo do grau da infecção, pode ser necessária a intervenção de remédios, como antibióticos orais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP